Você já parou para pensar...

na quantidade de propagandas e notícias que utilizam a imagem da criança? São inúmeros outdoors, revistas, propagandas de TV dos mais variados produtos e empresas que optam por divulgar as suas marcas e suas ideias trazendo como protagonista a criança. Pensando nessas e em outras questões é que resolvemos criar este blog, com o objetivo de compartilhar informações, ideias e curiosidades surgidas na Pesquisa "A criança na mídia nossa de cada dia: um estudo sobre consumo, publicidade e cultura infantil".

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

As telas e a formação óssea das crianças


No dia das crianças, o portal de notícias Clic RBS publicou uma notícia com manchete: "Muito tempo na frente da TV e do computador pode causar problemas de coluna nas crianças". Ela traz informações sobre os melefícios que o excesso de tempo na frente das telas pode gerar à saúde.

O sedentarismo e a má postura podem causar problemas irreversíveis, já que é na infância que se dá grande parte da maturação dos ossos.

Mais uma vez aparecem dicas e atuitudes que podem ser realizadas pelos pais, evitando maiores transtornos futuros.

Confira abaixo um trecho da matéria:

Novos riscos para crianças
Doenças como tendinite e hérnia de discos que eram comuns em adultos, agora estão atingindo as crianças. As principais causas costumam ser o sedentarismo precoce e a má postura. A hérnia de disco costuma aparecer em pessoas que não tem uma postura correta no dia a dia, forçando as placas e criando assim uma lesão entre os discos que formam a coluna vertebral.

— O videogame e o computador são atividades que deixam as crianças muito paradas. Nosso corpo precisa de movimento, a musculatura da coluna precisa de exercícios para se fortificar, já que passamos um terço das nossas vidas deitados — explica Peroco.

Para evitar dores precoces e problemas mais graves no futuro, o ideal é que os pais limitem o tempo que a criança pode ficar sentada em frente à televisão ou computador e reserve esses momentos para momentos em que não é possível desenvolver uma atividade aeróbica fora de casa.

— Os pais devem incentivar a criança a brincar e se divertir com atividades como pedalar, correr, praticar um esporte. Na fase que a criança está em formação é de extrema importância que ela se exercite, deixando que a mente e o corpo cresçam e se desenvolvam de forma saudável — afirma.



Postado por Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa?