Você já parou para pensar...

na quantidade de propagandas e notícias que utilizam a imagem da criança? São inúmeros outdoors, revistas, propagandas de TV dos mais variados produtos e empresas que optam por divulgar as suas marcas e suas ideias trazendo como protagonista a criança. Pensando nessas e em outras questões é que resolvemos criar este blog, com o objetivo de compartilhar informações, ideias e curiosidades surgidas na Pesquisa "A criança na mídia nossa de cada dia: um estudo sobre consumo, publicidade e cultura infantil".

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

yoga para crianças

Elas têm energia de sobra. Por isso, uma aula de yoga  para criança parece uma tarefa impossível. Apesar disso, a prática se difunde cada vez mais entre os pequenos. “Adoro a postura da águia, porque ela tem força e equilíbrio”, diz Isabel Mendes, de apenas 7 anos. "Ela gosta muito também da saudação ao sol. Vive fazendo aqui em casa", conta a mãe, a jornalista Larissa Ribeiro que, em vão, tenta convencer a filha a voltar para a natação. “Ela já sabe nadar, mas achamos que precisa melhorar o estilo e pegar mais segurança. Mas ela não gosta, não tem jeito, só quer saber da yoga”.

A professora Carla Vollmer dá aulas para crianças de cinco a dez anos na Sauer Danças, no Rio de Janeiro.  “Eu quis dar aulas para crianças porque eu adoro trabalhar com crianças e vejo como os meus filhos (foto) curtem fazer yoga. Crianças nessa idade são muito abertas, é fácil ensiná-las sobre respiração e concentração, e quanto mais cedo temos contato com as possibilidades do nosso corpo e a capacidade de sentir uma calma interior, mais centrados poderemos ser”, explica. Qual a idade para começar? “A partir de 5 anos eu acho que já dá pra ensinar algumas coisinhas. As meninas geralmente são um pouco mais calmas...”, explica Carla.

A yoga traz muitos benefícios. A professora enumera alguns: “a criança cria auto confiança à medida que vai aprendendo os ásanas dentro de um ambiente não competitivo. Elas entram em contato com a respiração e podem usá-la para encontrar mais calma em momentos difíceis ou de estresse. Procuro colocá-las em contato com as sensações do corpo para aprenderem a ter mais consciência das emoções quando elas afloram. E a maioria das crianças adora saber que tem a capacidade de fazer um sapo, uma tartaruga, o leão, e se divertem”, diz.
Seus filhos, de quatro e dois anos, praticam desde os dois. É que ela e o marido, o também professor Matthew Vollmer, respiram yoga. Mas não são apenas as posturas. O professor Fernando Rebelo Costa, que ensina na Escola Parque, ressalta a diversidade. "Além dos ásanas, existem práticas de mantra, cidadania, trabalho interno, meditação. Tudo isso faz parte da yoga como um grande conjunto. A yoga permite um autoconhecimento mais profundo e facilita atingir o potencial que cada um tem como ser humano", diz. Para ele, fundamental é individualizar a aula. "Cada criança tem seu próprio tempo. Também é preciso transfomar a aula em numa experiência  lúdica", explica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa?