Você já parou para pensar...

na quantidade de propagandas e notícias que utilizam a imagem da criança? São inúmeros outdoors, revistas, propagandas de TV dos mais variados produtos e empresas que optam por divulgar as suas marcas e suas ideias trazendo como protagonista a criança. Pensando nessas e em outras questões é que resolvemos criar este blog, com o objetivo de compartilhar informações, ideias e curiosidades surgidas na Pesquisa "A criança na mídia nossa de cada dia: um estudo sobre consumo, publicidade e cultura infantil".

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Stomp dá ideia e faz surgir "Grupo Quebales" no Nordeste de Amaralina, em Salvador

Enquanto grandes atrações do axé desfilavam nos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande), o grupo do projeto social Quabales fez um arrastão percussivo junto com integrantes do elenco americano do Stomp pelas ruas do bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador, na tarde desta terça-feira (21). Formado por crianças da comunidade, que já foi considerada uma das mais violentas da capital baiana, o projeto nasceu há um mês com o intuito de ensinar música feita com as expressões corporais e instrumentos feitos com material reciclável, como garrafas plásticas e tunéis de lixo.

O responsável pelo projeto é Marivaldo Santos, ex-morador do Nordeste de Amaralina e integrante do elenco do Stomp nos Estados Unidos há 16 anos. Ele conta que conheceu o grupo através de amigos. "Moro nos Estados Unidos há 20 anos, fui levado por minha irmã, que é coreógrafa e já morava lá. Fui fazer composições para as coreografias dela. Depois de um tempo, fui apresentado ao Stomp por amigos e fui fazer uma audição. Foi assim que entrei no grupo", afirma.



Hoje Marivaldo vem a Salvador duas vezes por ano. Com a criação do Quabales, ele acredita que vai visitar mais vezes a capital baiana para manter o projeto. A mãe dele, Maria de Lourdes, mais conhecida como como "mainha da Bahia" acompanhou o arrastão ao lado do filhos Marivaldo e da coreógrafa Rosângela Silvestre. O som percussivo do Quabales chamou a atenção de moradores do bairro, que saíram de suas casas para ver a passagem do grupo. O projeto já começa a ganhar a simpatia da comunidade. "Achei o projeto ótimo, não precisa a gente sair do bairro para ver e é uma coisa boa para o bairro, para as crianças. Gostei muito", disse a empregada doméstica Maria das Graças Vieira, 54 anos, que viu a passagem do arrastão percussivo ao lado do marido.
O morador Elias Lima também foi para a rua ver o Quabales passar. O grupo fez o trajeto do final de linha do Nordeste de Amaralina até a ladeira do quartel do exército em Amaralina. "O projeto é muito interessante, despertou a música nas crianças. Pode ser uma semente plantada aqui na comunidade, daí [do Quabales] podem sair grandes músicos do Nordeste de Amaralina e de toda Bahia, como é Marivaldo [criador do projeto]", disse.

O idealizador da ação, o músico Marivaldo Santos, relembra que começou a ter contato com a música ainda criança no bairro onde foi criado. "Conheci a música com seis anos, através dos meus pais que coordenavam uma escola de samba aqui no bairro. Não me vejo fazer outra coisa, que não música ... Até tentei ser oficce boy, mecânico, padeiro, mas não deu né?", brinca.



A ideia de Marivaldo é que o grupo forme músicos que usam o corpo e materiais recicláveis para produzir sons. A inspiração vem do Stomp. Todos os anos no carnaval o grupo deve fazer o arrastaão percussivo pelas ruas do Nordeste de Amaralina, sempre às terça-feiras. "Essas crianças começaram a tocar há um mês e veja como já estão", orgalha-se. O grupo começa as aulas regulares em abril deste ano. O projeto é voltado, preferencialmente, para crianças a partir de 4 anos, que morem no Nordeste de Amaralina e redondezas, como Vale das Pedrinhas e Santa Cruz. Para se inscrever, os interessados devem procurar os responsáveis pelo projeto durante todo o mês de março, no endereço: Rua do Norte, nº 175, Xérox Dois irmãos, no Nordeste de Amaralina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa?