Você já parou para pensar...

na quantidade de propagandas e notícias que utilizam a imagem da criança? São inúmeros outdoors, revistas, propagandas de TV dos mais variados produtos e empresas que optam por divulgar as suas marcas e suas ideias trazendo como protagonista a criança. Pensando nessas e em outras questões é que resolvemos criar este blog, com o objetivo de compartilhar informações, ideias e curiosidades surgidas na Pesquisa "A criança na mídia nossa de cada dia: um estudo sobre consumo, publicidade e cultura infantil".

A Pesquisa

Você já parou para pensar na quantidade de propagandas e notícias que utilizam a imagem da criança? São inúmeros outdoors, revistas, propagandas de TV dos mais variados produtos e empresas que optam por divulgar as suas marcas e suas ideias trazendo como protagonista a criança. Pensando nessas e em outras questões é que resolvemos criar este blog, com o objetivo de compartilhar informações, ideias e curiosidades surgidas na Pesquisa "A criança na mídia nossa de cada dia: um estudo sobre consumo, publicidade e cultura infantil".
Na etapa inicial do trabalho, analisamos propagandas veiculadas na televisão. Da mesma forma, procuramos nas páginas das revistas Veja, Isto É, Época e Carta Capital, reportagens e anúncios conectados ao universo infantil.
Posteriormente, foram realizadas oficinas de Mídia e Educação com alunos da rede pública. Um questionário acerca da infância foi aplicado com acadêmicos de Comunicação Social e Pedagogia de diferentes universidades.
A equipe da pesquisa está empenhada na organização e análise destes materiais e aos poucos pretendemos compartilhar alguns dos nossos achados.

A criança na mídia nossa de cada dia: um estudo sobre consumo, publicidade e cultura infantil é uma pesquisa desenvolvida na Universidade Feevale com orientação da Profª Drª Saraí Schmidt, participação dos bolsistas de Iniciação Científica Leonardo Bach e Marina Mentz. A pesquisa conta com o financiamento da Fapergs e do CNPq. Nosso objetivo é contribuir para a discussão sobre a construção da cultura infantil na mídia e suas implicações nos processos de construção de identidade. O foco principal do estudo é a relação entre consumo, infância e mídia, centrando-se na análise de anúncios publicitários e reportagens, a discussão destes com professores e acadêmicos da Comunicação Social e Pedagogia, com crianças da Educação Infantil, professores dessas crianças e suas famílias.

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