Você já parou para pensar...

na quantidade de propagandas e notícias que utilizam a imagem da criança? São inúmeros outdoors, revistas, propagandas de TV dos mais variados produtos e empresas que optam por divulgar as suas marcas e suas ideias trazendo como protagonista a criança. Pensando nessas e em outras questões é que resolvemos criar este blog, com o objetivo de compartilhar informações, ideias e curiosidades surgidas na Pesquisa "A criança na mídia nossa de cada dia: um estudo sobre consumo, publicidade e cultura infantil".

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

POLUIÇÃO MENTAL

“Como lutar contra o fluxo incessante de logos, marcas, slogans e jingles que inundam nossas ruas, invadem nossas casas e aparecem nas nossas telas?” É com essa questão que Micah White, editor da revista Adbusters, começa sua coluna sobre a publicidade como forma de poluição mental. Para ele, o verdadeiro perigo na publicidade não são as mensagens individuais, mas sim o efeito produzido na nossa “ecologia mental” pelo grande volume de publicidade a que estamos expostos. “Pense nas consequências mentais a longo termo da exposição ao comercial da Nike, dezenas de vezes ao dia, desde seu nascimento até a morte”, exemplifica. Quais os possíveis danos a nossa psique?



Apoiado na teoria de Michel Serres, White explica que é necessário “parar de ver a publicidade como forma de comunicação comercializada e começar a vê-la como poluição”. De acordo com a teoria de Serres, os animais (humanos inclusive) usam a poluição para marcar e se apropriar de territórios, através da sua destruição – e nesse quesito estaria também a publicidade, considerada como poluição ‘soft’.

No final do seu artigo, White se junta a Serres em um apelo, pedindo a ação da sociedade contra a poluição mental e ambiental da publicidade. “A Terra está sendo dominada por corporações. Quer seja se apropriando do oceano com vazamentos de óleo ou se utilizando de espaços públicos com propagandas, corporações usam a poluição para roubar o que é nosso”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa?