Você já parou para pensar...

na quantidade de propagandas e notícias que utilizam a imagem da criança? São inúmeros outdoors, revistas, propagandas de TV dos mais variados produtos e empresas que optam por divulgar as suas marcas e suas ideias trazendo como protagonista a criança. Pensando nessas e em outras questões é que resolvemos criar este blog, com o objetivo de compartilhar informações, ideias e curiosidades surgidas na Pesquisa "A criança na mídia nossa de cada dia: um estudo sobre consumo, publicidade e cultura infantil".

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

SBT insiste em publicidade disfarçada

De acordo com o blogue do Instituto Alana, Consumismo e Infância, o canal SBT vai continuar anunciando a marca dos produtos nos programas infantis de sua programação - mesmo depois de uma multa de 1 milhão de reais por publicidade disfarçada.
Segundo o blogue:

No dia 10 de outubro, o jornalista Maurício Stycer divulgou em primeira mão uma decisão histórica do governo brasileiro: o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), ligado ao Ministério da Justiça, decidiu multar a emissora SBT por conta dos apelos comerciais durante os programas infantis “Bom Dia & Cia” e “Carrossel Animado”.

No entanto, a emissora já mandou seu recado de que não desistirá da tática e afirma que vai recorrer da multa na Justiça, conforme informação publicada na segunda-feira na coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo.

Durante os programas, as crianças são convidadas a responder questões por telefone para concorrer a prêmios, sempre anunciados pelo nome da marca e não do produto. Assim, ao invés de dizer que o participante vai ganhar um videogame ou uma boneca, os apresentadores dizem “Barbie”, “PlayStation” etc.

O principal argumento dos advogados de defesa do SBT contra a multa é que a emissora não é remunerada para anunciar as marcas e que só o faz porque as crianças reconhecem os produtos pelo nome...

Independentemente de se confirmar como merchandising ou publicidade camuflada (o que acreditamos que se confirme), o formato dos dois programas é um tropeço por si, ao enaltecer o consumo entre crianças.

O caso não foi fruto de uma denúncia do Projeto Criança e Consumo, embora tenhamos questionado o formato do “Bom Dia e Cia.” junto ao Ministério Público em 2009. Na ocasião, a coordenadora do Projeto classificou o programa como uma “grande vitrine de produtos direcionados às crianças que estimula, de forma muito agressiva, o consumismo infantil”.

Isso, não dá para negar.



Postado por Marina

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