Foi divulgado recentemente o resultado de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, publicada na Medpage Today, mostrando algumas razões para a escolha de produtos consumidos. Foi comprovado que produtos alimentícios que mostram personagens conhecidos pelo público infantil em suas embalagens fazem com que as crianças insistam mais com seus pais para comprá-los. O número é significativo, mostrando que de 20 a 40% dos produtos não seriam comprados se a criança não insistisse.
Esse recurso utilizado é chamado "nag factor", que pode ser entendido como "fator amolação", e é uma estratégia publicitária que induz os filhos a pedir insistentemente algo a seus pais.
Os produtos que exploram a imagem de personagens para estimular o consumo, em grande parte, são aqueles menos nutritivos e com grande quantidade de sódio, gorduras saturada e trans. Segundo uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo, Dina Borzekowski, isso está diretamente ligado ao fator da obesidade infantil: “Para lidar com a obesidade infantil, provavelmente será necessário limitar a quantidade de anúncios de comidas e bebidas à que as crianças estão expostas na TV e em outras mídias, já que isso deve diminuir a amolação infantil por alimentos não saudáveis”.
Postado por Marina
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